6 passos simples para você mudar.

6 passos simples para você mudar.

45
0
SHARE

Esses dias estava conversando com o meu amigo Mateus Dutra sobre finanças pessoais e acabamos concordando que para uma vida financeiramente saudável são necessários alguns sacrifícios.

A palavra sacrifício pode até assustar no começo, mas se nós pararmos pra pensar… podemos ver que pensar no amanhã não é tão difícil.

Ele então me deixou seis passos simples a se seguir para conquistar a tão sonhada independência financeira. Então eu agora compartilho essas preciosas dicas com vocês:

1. Lute para receber o quanto você vale

Soa simplista, mas a maioria das pessoas está lutando por esta regra muito básica sem o respaldo necessário para embasar sua luta. Pesquise e descubra o valor de suas tarefas baseado em sua experiências, começando por uma avaliação de suas habilidades, produtividade e de sua contribuição para a empresa.

Só assim você poderá exigir uma remuneração à altura da qualidade do seus serviços. Se você é qualificado e continua investindo no seu crescimento como profissional, é viável pensar em um reajuste salarial anual de cerca de R$800,00, o que já representa um acumulo significativo ao longo dos seus anos de trabalho.

2. Gaste menos do que você ganha

Sim, é fácil falar o óbvio. Mas nem todos nós seguimos o que parece tão claro: não importa se você ganha muito ou pouco, você nunca irá para frente se gastar mais do que ganha. Para a maioria, é mais fácil gastar menos do que começar a ganhar mais. Então a solução é cortar gastos simples, o que pode resultar em grandes economias. E nem sempre isso implica sacrifícios absurdos.

Exemplos simples que podem fazem diferença são coisas como cortar os canais que não assiste do plano da TV a cabo; usar menos o carro e optar pelo transporte público ou bicicleta algumas vezes por semana também é muito eficaz quando o assunto é economizar.

Outra ideia que pode ajudar é substituir ligações comuns do celular por ligações com aplicativos via Internet sempre que puder. Aplicativos que todos conhecem, mas que ainda não substituíram ligações e SMS comuns são o Viber e Whatsapp. São pequenas coisas, mas que podem fazer diferença nas suas despesas mensais.

3. Livre-se dos débitos do cartão de crédito

Cartões de crédito costumam ser o obstáculo número 1 para um crescimento financeiro. São fáceis de usar e é fácil de esquecer que você está usando dinheiro real para pagar uma compra, seja ela pequena ou grande.

Não poder visualizar o seu dinheiro indo embora causa uma falsa ilusão de que não está gastando. Além disso, muitas vezes o pagamento do cartão é em débito automático em sua conta – mais um fator que tira o seu controle sobre o que acontece com o seu dinheiro. Faça um teste: três meses sem o cartão de crédito e você verá a diferença.

4. Registre todos os seus gastos

Sem um registro de seus gastos, é fácil você se perder e nem imaginar onde seu dinheiro foi parar ao longo do ano. Na hora de declarar seus impostos, os registros o ajudarão incrivelmente e você ainda poderá ter controle do que vai restituir.

Defina um sistema agora mesmo e mantenha-o pelo resto do ano. Alguns sites oferecem dicas úteis e ferramentas para fazer seus registros.

5. Comece uma poupança

Inicie o ano definindo um valor a ser transferido automaticamente de sua conta para sua poupança no dia do seu pagamento. Cerca de 5% a 10% de seu salário vão fazer uma grande diferença no seu futuro.

E somente depois disso, comece a planejar seus outros gastos. Assim, você não corre o risco de chegar na metade do mês com suas contas pagas, mas nada guardado para seus sonhos futuros.

6. Defina um orçamento e seja fiel a ele

Assim como o registro dos seus gastos, o orçamento é um dos pontos mais importantes para que você alcance seus sonhos. Como você poderá ter controle de suas despesas se não as planejou com antecedência?

Como você vai conseguir traçar metas para gastos e economias se você nem imagina para onde seu dinheiro vai? Não importa quanto você ganha, você precisa definir um orçamento e segui-lo.

Mudanças simples, resultados super satisfatórios

Seguindo esses conselhos, você estará apto a alcançar seus sonhos. Mas isso vai demandar que você realmente se dedique. Em alguns momentos será um desafio. E se você estiver fazendo isso para outra pessoa, talvez não consiga.

Pode acabar desistindo. Por isso, a razão para você ir atrás de seus sonhos, os objetivos para você iniciar sua caminhada rumo à liberdade financeira devem surgir do que você realmente deseja. É a sua vontade que fará você persistir nos momentos difíceis, confusos e adversos. Mas a cada conquista você terá ainda mais motivação para seguir em frente e alcançar o seu sonho.

Realizar os seus sonhos só depende de você porque você é a única pessoa em controle de suas vontades, atitudes e conquistas.

Então é isso! Comece a mudar agora!

Se gostou não deixe de compartilhar com os amigos!

Até a próxima!

SHARE
Previous articleCADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica
Next articleBiblioteca em casa, Crash.
Graduado em Ciências Contábeis, possui MBA em Investment Banking e está agora iniciando seu mestrado em economia. Atualmente trabalha no mercado financeiro e escreve os blogs com o objetivo de ajudar as pessoas a conhecerem um pouco mais acerca do mundo econômico, contábil e administrativo e sobre tudo o que isto implica.

NO COMMENTS

Deixe uma resposta