Análise gráfica de ações – O que é? Como fazer?

Análise gráfica de ações – O que é? Como fazer?

50
2
SHARE

Neste artigo voltamos ao tema investimentos, um tema que todos ficam felizes em ler. Eu particularmente gosto de falar sobre investimentos uma vez que acredito que todo brasileiro deveria desenvolver o hábito de poupar e investir para garantir uma vida mais tranquila.

Em nosso último artigo sobre investimentos falamos sobre a análise fundamentalista, uma análise focada mais no médio e longo prazo e baseada na leitura da situação da empresa, como indicadores econômicos, balanço patrimonial, o cenário macro que a empresa atua e etc.

Hoje em nosso artigo vamos falar da análise grafista, uma análise focada na leitura dos gráficos das cotações da empresa.

Análise gráfica de ações – Escola Grafista.

Esta leitura consiste em analisar o histórico de variação do preço das ações com figuras gráficas e linhas de tendência. A análise grafista pode demonstrar, por exemplo, qual é o movimento de massa que o mercado está realizando podendo mapear o movimento de compra e venda das ações.

Muitos dos investidores que se utilizam desta técnica são conhecidos como traders (especuladores profissionais). Eles se utilizam da técnica grafista para reconhecer movimentos sistêmicos nos quais eles podem comprar e vender ações em questões de minutos para realizar o lucro.

Mas como é possível prever um movimento na cotação das ações?

Os que seguem a escola técnica (grafista) acreditam que as cotações (preços) das ações não se movimentam de forma randômica, mas sim em padrões repetitivos e previsíveis. A filosofia da análise técnica é fixada em três grandes pilares:

  1. Os movimentos de mercado se repetem.
  2. Os preços se movem em tendência e estas são persistentes.
  3. TUDO se reflete no preço de mercado.
Análise Gráfica – Oferta e Demanda.

Os grafistas acreditam que os preços das ações se movem conforme a oferta x demanda que os investidores imprimem nas ações. Baseado nesta premissa é dito que a oferta e demanda de uma ação cria uma tendência repetitiva, por exemplo:

“Uma ação qualquer é pouco negociada na bolsa de valores e seu preço (por não haver demanda) está relativamente baixo. Quando se inicia um movimento de compra o movimento da massa gera uma demanda nesta ação que por ter uma oferta limitada faz seu preço se elevar”.

Baseado nesta tendência de movimento de compra e venda é que os grafistas conseguem enxergar padrões de repetição, e assim lucrar com estes padrões quando os traders antecipam o movimento de compra e venda e conseguem faturar em cima da compra de uma ação na baixa e venda na alta, sendo este o princípio básico de um bom investimento em ações:

“Comprar na baixa, vender na alta”.

E quando é a alta de uma ação? E quando é a baixa?

Identificar a alta e a baixa de cada ação é o segredo para você ser um investidor de sucesso na Bolsa de Valores. Porém, esta não é uma tarefa fácil, havendo diversos meios de se chegar a um palpite de quando a ação vai cair e subir.

Em suma, o ponto principal da análise de ações se baseia em encontrar os suportes e resistências dos preços das ações.

O que são resistências e suportes?

Estes dois termos são utilizados na leitura de alguns gráficos para se expressar o teto e o piso (respectivamente)  que o preço de uma ação pode atingir.

Suporte: Suporte é a linha que um analista acredita que o preço da ação vá atingir na mínima. Quando este preço está para ser atingido acredita-se que é a hora de comprar a ação por ela estar relativamente barata ao seu preço médio.

Resistência: Este seria o teto do valor que uma ação pode atingir. Quando a compra foi realizada abaixo do preço médio, próximo ao suporte e vendida próxima à resistência do valor desta ação, conclui se lucro na operação de compra e venda.

Basicamente podemos demonstrar o que foi dito acima com o gráfico abaixo:

Sem título

Análise grafista, o mito.

Uma das leis dos investimentos é que não se deve investir observando rentabilidades passadas, e esta pode ser resumida na frase:

“Rentabilidade passada não significa ganhos futuros.”

Mas se não se deve olhar o passado por que os grafistas se baseiam na análise de gráficos na procura de tendências? Eles o fazem porque seguem diversos modelos de análises de gráficos e conseguem adaptar tendências em resultados, porém há a eterna luta entre grafistas e fundamentalistas que afirmam que uma escola de análise é melhor que a outra.

Para alguns os preços das ações seguem de forma aleatória e sem uma repetição lógica sendo apelidada de “andar de bêbado”, uma vez que as altas e baixas nos preços não demonstram padrões. Já para outros, os participantes do mercado realizam movimentos repetitivos que podem ser identificados e previstos de antemão, dando uma vantagem competitiva para quem conseguir prever tais movimentos.

Então só funciona se todo mundo usa?

Um dia conversando com um professor meu de análise técnica ele me disse a seguinte frase:

“Nem sempre o grafista acerta. Geralmente os sistemas matemáticos só funcionam quando todo mundo usa”

O que isso quer dizer? Simples… se todo mundo utilizar a mesma análise e enxergar os mesmos movimentos, significa que o mercado vai subir ou descer pois todo mundo o fez junto.

Esse termo é conhecido como profecia auto realizável. Por exemplo, o preço de uma ação está caindo e todos os analistas do mercado acreditam que ela vai subir. Então todos começam a comprar a ação e isso faz com que ela realmente suba, pois com maior demanda sobre uma mesma oferta o preço sobe!

Quando temos esse sobe e desce repetidamente, é possível então travar estratégias para que você possa estar entre os primeiros que compram na baixa e os primeiros que vendem na alta, obtendo assim um bom lucro.

Eu particularmente acredito no poder da análise grafista e a uso constantemente para realizar os meus investimentos! E você?

Pensando em dividir meu conhecimento com você, elaborei um Guia Prático de Análise de Investimentos, onde coloquei anos de estudo do mercado de ações em um único material!

Para baixar gratuitamente a sua versão, basta clicar abaixo no link:

Não deixe de sempre analisar de todas as formas seus investimentos para poder ter maior rentabilidade e sucesso nos negócios!

Se gostou não deixe de compartilhar com os amigos! Até a próxima!

2 COMMENTS

Deixe uma resposta