Crise Financeira – O que é? Como se prevenir?

Crise Financeira – O que é? Como se prevenir?

167
9
SHARE

Não é dúvida para ninguém. Estamos em plena Crise Financeira!

Se pararmos alguns minutos ao dia para acompanhar algum noticiário econômico vamos nos deparar com diversas notícias e reportagens que demonstram a fragilidade que a economia mundial e nacional tem passado.

Mas calma! Não estou afirmando que estamos passando fome, que nosso país está quebrando e tampouco que temos que esconder nosso dinheiro debaixo de colchões.

Eu trabalho no mercado financeiro e por isso acompanho diversos índices que demonstram a que pé anda o desenvolvimento econômico. Desde o índice de atividade industrial brasileira até o índice que mede a confiança dos empresários chineses, tudo quando analisado em conjunto pode resultar no que digo. Claro que há posições otimistas e posições pessimistas, mas eu costumo brincar que adoto a posição realista.

Discursos à parte, este artigo trata do tema “crises financeiras”, o que é e como preveni-las…

O que é uma crise financeira? Como ela acontece?

Uma crise financeira pode ter diversos motivos, porém um de mais destaque é “quando em determinada nação há um número maior de agentes pessimistas em relação aos otimistas”.

Uma crise financeira afeta todo o país e isso significa que ela abala as estruturas de diversos setores e empresas, seja desvalorizando seus ativos financeiros ou reduzindo a liquidez de seus balanços. O equilíbrio oferta x demanda mantém se em harmonia em momentos de estabilidade econômica, porém com a explosão de uma crise, este equilíbrio tende a ser afetado e desproporcional.

O termo oferta x demanda gira em torno do que é ofertado e a demanda deste produto no mercado, sendo este seu status ideal, mas quando há uma maior expectativa sobre determinado bem este otimismo gera uma bolha especulativa, que é o que gera a explosão da crise. O momento preciso da conversão de bolha em crise é sempre incerto, e por isso devastador.

Dá para prever uma crise? 

Muitos economistas até tentam prever o momento, porém somente alguns possuem palpites próximos da eclosão. Uma crise é algo muito difícil de se prever, até porque ela geralmente vai crescendo aos poucos através da especulação sobre preços e ativos (casas, carros, investimentos) e pode levar anos para que uma crise seja “construída”.

Durante séculos diversas crises afetaram o mundo, umas mais fortes que as outras, todas “imprevisíveis”, mas sendo dando sinais aos participantes dos mercados financeiros de que ela estava chegando.

O que se sabe é que as crises acontecem de tempos e tempos, sendo que alguns economistas as classificam como inevitável. Segundo eles, a cada um número X de anos, as expectativas estão tão altas que fatalmente uma nova crise eclodirá, então elas funcionam em um vai e vem.

Nós temos um artigo completo sobre como as ondas se movimentam em ondas. Para acessá-lo basta clicar aqui.

Por que a crise afeta a economia de um país?

Simples, a crise afeta a economia de um país porque possui o efeito dominó, ou seja, quando um setor ou empresa entram em crise elas vão derrubando outros setores, funcionários e etc.. assim fazendo que toda uma nação entre na crise.

Por exemplo, quando uma empresa de carros é afetada pela crise, ela diminui então a produção e a força de trabalho. Com pessoas desempregadas e sem renda o consumo interno diminui, as empresas varejistas vendem menos, então diminuem seus funcionários e por ai vai. Este é o porquê a palavra crise assusta qualquer governante em qualquer país.

E para se proteger de uma crise, o que um governo pode fazer?

O primeiro passo, em minha opinião, é a prevenção. Somente prevenir e atuar de forma vigorosa nas políticas monetárias, fiscais e no controle do mercado, sem claro restringi-lo. É o que a Europa hoje está tentando fazer, combatendo seus déficits e ajustando suas contas sob a supervisão de um grande fiscalizador.

Para entender melhor como um governo pode prevenir e controlar uma crise acesse o artigo sobre políticas públicas clicando aqui.

Então é isso, agora você conhece o que é uma crise e como ela nos afeta. Se gostou não deixe de compartilhar com os amigos!

Até a próxima!

SHARE
Previous articlePiramide de Maslow - Abraham Maslow
Next articleFAQ III
Graduado em Ciências Contábeis, possui MBA em Investment Banking e está agora iniciando seu mestrado em economia. Atualmente trabalha no mercado financeiro e escreve os blogs com o objetivo de ajudar as pessoas a conhecerem um pouco mais acerca do mundo econômico, contábil e administrativo e sobre tudo o que isto implica.

9 COMMENTS

Deixe uma resposta