Faculdade de Economia e o Mercado de Trabalho.

Faculdade de Economia e o Mercado de Trabalho.

110
0
SHARE

Na primeira parte da nossa minissérie especial sobre a Profissão Economista (clique aqui para ver o primeiro artigo) nós pudemos observar como é o curso de economia em si. Também demos uma olhada no que a ciência econômica estuda, como ela o faz e quais são as técnicas usadas.

Nesta segunda parte vamos entender qual é o trabalho do economista nas empresas e aonde ele pode atuar. Vamos lá…

O mercado de trabalho

O economista pode trabalhar em diversas áreas, setores e empresas. Engana-se quem acha que economistas ficam sentados o dia inteiro na frente de um computador com mil gráficos na tela. Eu mesmo possuo dois amigos economistas que trabalham em duas áreas bastante diferentes.

Um deles trabalha em um consulado na área de relacionamento econômico do país e o outro trabalha (acreditem se quiser) na parte de marketing de uma empresa. Por mais estranho que pareça, este que trabalha na parte de marketing não está lá de perdido. Ele é responsável pela análise do crescimento do setor e da identificação de oportunidades… algo totalmente cabível ao curso de economia.

A maioria dos economistas, porém trabalham na parte financeira da empresa cuidando de fluxo de caixa, análise de mercados, projeções de crescimento e etc.

Outra função que muitos economistas desenvolvem nas empresas é a de gestor de investimentos. Isso mesmo, grandes empresas que possuem alguns milhares ou milhões de reais disponíveis  raramente deixam este dinheiro parado em suas contas correntes. A maioria delas possui um gerente de investimentos que utiliza este dinheiro em caixa para aplicar e investir a fim de trazer rendimentos extras para o caixa da empresa.

Seja o seu próprio chefe!

Se ir todos os dias para a mesma empresa com uma gravata apertada no pescoço  e ouvir broncas do chefe não faz o seu estilo você ainda pode trabalhar como autônomo!

Como economista você pode prestar consultoria para diversas empresas que queiram fazer análises de mercado, projeções de crescimento, planos de investimento e etc. Você também pode trabalhar como perito tanto para empresas privadas como para o governo, analisando a situação econômica das empresas e dando o seu parecer sobre elas.

Então é isso! Parabéns a você que escolheu ou vai escolher esta incrível área que é a Ciência Econômica!

Fique agora com um vídeo que parabeniza nós economistas!

Então é isso! Identificou alguma área interessante ou encontrou finalmente a profissão que estava procurando? E que tal encontrar a vaga perfeita para você? O pessoal da Jooble tem mais de 180 mil vagas disponíveis! Para acessar sua base e encontrar seu próximo emprego:

Se gostou não deixe de compartilhar com os amigos!

Até a próxima!

NO COMMENTS

Deixe uma resposta