Profissão economista – Faculdade de Economia? O que faz?

Profissão economista – Faculdade de Economia? O que faz?

233
1
SHARE

Aqui no site você já leu sobre diversos assuntos relacionados com o tema Economia. Você já leu sobre a inflação, sobre crises econômicas, sobre instituições econômicas dentre outros assuntos. Mas, você já parou para se perguntar:

“O que é ser economista?”

Vamos abordar em uma minissérie especial em duas partes o que é ser economista de fato. Quais as responsabilidades, matérias a estudar, mercado de trabalho dentre outros assuntos para te ajudar na hora de escolher esta carreira ou para você que já trabalha na área e quer ter uma visão mais ampliada do que é ser um economista. Vamos lá…

Primeiramente nós temos que definir o que é economia como ciência.

Economia é o estudo da escassez, ou seja, economia é a ciência que estuda a produção de bens e serviços e sua distribuição… a famosa oferta e demanda. Uma das perguntas mais básicas que economia pode lhe propor é: “Como administrar a produção de bens e matérias escassas da melhor maneira a fim de otimizar seu uso?”.

A economia estuda também a resolução de problemas financeiros e econômicos de pessoas físicas, pessoas jurídicas e do governo. A matéria é tão abrangente que hoje dificilmente você profissional de economia não será absorvido pelo mercado.

Economia, uma ciência humana.

Apesar do que muitos pensam, economia não é uma matéria exata. Sim, você terá que lidar com diversos números, contas, dados estatísticos dentre outras coisas que exigirão seu raciocínio lógico aguçado. Mas uma vez que a ciência econômica aborda o modo do ser humano em administrar bens escassos podemos facilmente perceber que “exata” não é uma nomenclatura fiel ao que economia traduz.

O modo que o homem interage com seu meio ambiente resulta em diversas possibilidades, sendo assim, economia foca no estudo da atuação humana frente a recursos escassos… como matéria prima, bens, dinheiro e etc..

Economia, o curso.

O curso de economia aborda desde contextos técnicos (como estatística, matemática financeira e econometria) até assuntos mais abrangentes (como política, história e sociologia). Gostar de ler e de se manter por dentro do assunto é essencial uma vez que o cenário econômico pode mudar todos os dias, a qualquer hora e minuto.

Uma crise pode explodir em um país, uma empresa pode mudar a perspectiva de todo um setor, um governo pode alterar toda sua estrutura política e econômica… ou seja, economia estuda as mudanças e para isso é necessário acompanhar uma meia dúzia de jornais voltados à área.

Para se ter uma ideia melhor do curso de uma conferida no vídeo do site Guia do Estudante que aborda o dia a dia de um economista:

Então é isso! Identificou alguma área interessante ou encontrou finalmente a profissão que estava procurando? E que tal encontrar a vaga perfeita para você? O pessoal da Jooble tem mais de 180 mil vagas disponíveis! Para acessar sua base e encontrar seu próximo emprego:

 

Para acessar a parte dois da minissérie sobre a Profissão Economista basta clicar aqui.

Se gostou não deixe de compartilhar com os amigos! Até a próxima!

1 COMMENT

Deixe uma resposta