FAQ II

Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje vamos a nossa segunda rodada de perguntas e respostas do site Economia sem segredos. Reunimos algumas dúvidas que foram deixadas pelos leitores e o resultado você confere abaixo:

1 – Por que o banco tem que repassar parte do dinheiro ao BC? Não entendi. Teria a ver com inflação, por exemplo? (João Neto)

O banco repassa parte do depósito ao BC afim de que ele não empreste, invista, negocie todo o dinheiro depositado no mercado. Por exemplo, você deixa 100 reais no banco e ele investe 50 e empresta 50.

Se você resolve retirar estes 100 reais no dia seguinte o banco pode não ter esta quantia reservada para te devolver. Por isto uma parcela fica no BC, sendo que essa parte se chama depósito compulsório, pois se muitos clientes resolveram sacar seus valores o banco possui esta quantia (ou parte dela) para realizar a devolução.

2 – De onde o BNDES retira o dinheiro para emprestar com taxas abaixo das praticadas pelo mercado? (Gustavo Rocha)

O BNDES possui diversas formas de captação de dinheiro sendo a maior parte dela advindas do governo. Neste link você encontrará um detalhamento melhor da estrutura do BNDES:

Fonte de recursos

3 – Se a moeda local está desvalorizada a estrangeira está valorizada, certo. Com isso as importações não ficam mais caras, pois precisarei de mais “REAL” para chegar ao valor do “DÓLAR”? (Augusto Lozano)

Vamos pensar assim:

Cada dólar no dia 01/01/01 vale 4 reais. Com 10 dólares compro uma camisa de quarenta reais exportada do brasil. Muitos americanos compraram a camisa e isso resultou em um grande fluxo de dólares. Na lei de oferta e demanda quanto mais você tem de uma coisa menos valor ela tem, sendo isso chamado de Teoria da Utilidade Marginal (o que vale mais? Terra ou ouro?).

Com muito dólar no país, o valor dele se desvalorizou para 2 reais. Então com os meus antigos 10 dólares eu compro somente meia camisa, uma vez que agora só tenho 20 reais. Então terei agora que desembolsar 20 dólares quando antes era 10. E se antes eu necessitava de 40 reais para se ter 10 dólares, agora necessito de 20 apenas.

4 – Gostaria de entender como, na prática, a exportação e importação valorizam e desvalorizam a moeda local, em qualquer país. (Augusto Lozano)

A  valorização e desvalorização de moedas é um tema bastante complexo e envolve guerras cambiais e manipulação de câmbio pelos governos, porém resumidamente posso dizer: Quando há um grande fluxo de exportação também há uma quantia maior de entrada de moeda estrangeira.

Quando se tem no mercado nacional muita moeda estrangeira o valor da moeda nacional desvaloriza frente à estrangeira. Com uma moeda desvalorizada frente a uma estrangeira as importações ficam mais acessíveis e interessantes, porém as exportações perdem seu charme visto que o comprador da mercadoria exportada terá que pagar mais por ela.

5 – Como faço para me proteger da inflação? (Cláudia Berton)

A inflação afeta a todos os brasileiros. Desde os que investem seu dinheiro até os que deixam o salário embaixo do colchão. Dito isto temos que pensar que a inflação é algo que corroí o valor do nosso dinheiro através do tempo, então para preservar nosso dinheiro a solução é investir e não deixar o dinheiro parado. Hoje existem diversos investimentos que além de te proteger da inflação também lhe geram renda extra. Estudar cada investimento e saber o quanto de risco se está disposto a correr é o grande desafio.

—–

Gostou do FAQ? Mande suas dúvidas para o site que no próximo podemos responder a sua. Se gostou não deixe de compartilhar com os amigos!

Até a próxima!

Deixe uma resposta