MACROECONOMIA – O QUE É? PARA QUE SERVE?

Tempo de leitura: 3 minutos

Será que existe alguma área da economia que cobre ao mesmo tempo diversos itens como juros, inflação, dívida externa e câmbio? E uma área que estude a interação destes mesmos itens todos juntos, avaliando como eles impactam a sociedade na qual eles estão inseridos?

SIM!!!

Para analisar como uma economia funciona em suas mais diversas partes, foi criada uma área de estudos de teoria econômica que é focada em analisar a interação da economia com a sociedade: a macroeconomia.

Macroeconomia, tudo e todos.

A macroeconomia é a área do estudo econômico que aborda o funcionamento de um sistema econômico, ou seja, ela estuda os itens que alteram a situação econômica de uma cidade, estado, país e etc..

É através da macroeconomia que estudamos o crescimento econômico de um país com a medição da variação do seu Produto Interno Bruto (PIB), verificando se houve no país mais produção de bens e serviços.

Outra informação que é possível se conhecer através da macroeconomia é se os preços dos bens e serviços produzidos se elevaram e quanto elevaram. Isto é possível através da medição do índice de inflação de determinada região.

Dentre os pontos estudados pela macroeconomia, podemos citar também:

  • Qual foi a produção total de um país.
  • A variação de preços.
  • A utilização dos fatores de produção (terra, trabalho e capital).
  • A relação comercial com outros países (comércio exterior).
  • A criação de empregos
  • Taxa de câmbio

Mas onde ocorre a interação macroeconômica?

Foram determinadas pelos economistas cinco grandes áreas de interação entre os agentes econômicos (aqueles que tomam ações econômicas como consumo ou investimento). Estas interações ocorrem sempre em determinado mercado, onde são ofertadas e demandadas:

a) Mercado de bens e serviços: empresas demandam mão de obra, enquanto pessoas as ofertam.

b) Mercado de trabalho: pessoas demandam trabalho, enquanto empresas as ofertam.

c) Mercado monetário: oferta e demanda de moeda.

d) Mercado de divisas: oferta e saída de moedas estrangeiras através das importações e exportações.

e) Mercado de títulos: oferta e demanda de crédito e empréstimos financeiros.

(Para saber mais sobre áreas de interação macroeconômica clique aqui).

Macroeconomia – Sistemas econômicos:

Agora que entendemos sob as interações macroeconômicas que ocorrem em uma economia, precisamos compreender que existem sistemas econômicos sob as quais elas seguem uma diretriz.

Um sistema econômico é, em resumo, um conjunto de normas na condução da economia de um país baseado em determinado ideais e objetivos. Pense, por exemplo, no sistema econômico que a grande maioria dos países atuais é gerido, o capitalismo.

No sistema capitalista, dá se condução da economia através da aplicação de capital (dinheiro) em investimento produtivo (indústrias, produção, comércio) e investimento financeiro (mercado de títulos).

No capitalismo determina-se também que o governo deve manter-se apenas como fiscalizador, não intervindo de forma direta no desenvolvimento econômico

Já no antônimo do capitalismo, temos o socialismo, um sistema que dá maior foco à participação do governo na condução econômica, dando totais poderes a um grupo seleto de administradores gerais que determinam o que deve ser produzido, como e para quem.

Há ainda economias com sistemas econômicos mistos, onde o mercado capitalista e o governo se misturam e compartilham poder.

Então é isso! Agora você já conhece um pouco mais sobre a macroeconomia e o que ela abrange! Se gostou não deixe de compartilhar com os amigos!

Até a próxima!

11 Comentários


  1. Valeu! Adoro de estudar economia, mas as vezes tenha certa dificuldade de entender alguns conceitos.

    Responder

  2. parabéns pelo blog acabei de iniciar o curso de bacharel em administração publica Ead e seus artigos são muito bons

    Responder

    1. Olá Rafaela! Ficamos muito felizes em saber que você está gostando do site! Continue conosco sempre para aprender cada vez mais do mundo fantástico da economia!

      Abraços!

      Responder

  3. Obrigada pelo blog, seus posts têm bom conteúdo e muito bem explicado. Parabéns, abraços.

    Responder

    1. Olá Allana,

      Muito obrigado!!! Aproveite e conheça nossos outros sites: Administração, Contábeis e Marketing sem Segredos.

      Aproveite também e conheça o nosso canal no Youtube!!! Busque por Economia sem Segredos..

      Abraços…

      Responder

    1. Valeu Hilton!!!

      Ficamos sempre felizes em ajudar!!! Aproveite e conheça o nosso canal do Youtube! Busque por Economia sem Segredos e se inscreva…

      Abraços.

      Responder

  4. Olá Denis. Muito bom seu site. Muito legal sua iniciativa de compartilhar conhecimento, O conjunto de pessoas curiosas como eu agradecem. Sou estudante de licenciatura em Física, sinto que poderia ter estudado mais no meu ensino médio geografia, que seria a base para entender economia, sua história e sua função no mundo, seus pilares, suas fraquezas, enfim.
    Mas sou um curioso da economia, já investi em ações de empresas(agora parei), mas sinto vontade de entender como funciona o capital aberto, a empresa que tem capital fechado, qual é mais lucrativa, o limite financeiro para se investir em determinada área como agropecuária, quais países são totalmente relevantes em sua área de mercado, onde se verifica os valores financeiros de produção têxtil, da automobilística, de câmeras de vigilância, de cabeleireiros, enfim… Gostaria de saber qual área tem mais demanda, qual área tem mais oferta, enfim, são muitas perguntas que surgem em minha mente…
    E ainda fico curioso em saber como tudo isso se revela no internacional, por exemplo, como a sanção dos EUA sobre taxa de alumínio pode afetar tanto o Brasil, e todas as outras políticas podem influenciar as outras áreas. Gostaria que você me indicasse um livro de macroeconomia e outro de microeconomia para leigos, porque não entendo de muitos termos específicos da área, E se possível que esse livro falasse no contexto do Brasil e no contexto mundial citando valores de mercado e fontes de onde posso achar.
    Mas de qualquer forma, o seu site já está sendo um prato cheio para matar minha curiosidade. Sei que o conhecimento é profundo e não vem de uma hora pra outra. Enquanto isso, vou mastigando suas páginas para tentar entender mais. Muito obrigado.

    Responder

    1. Olá João! Tudo bem?

      Fico feliz que tenha se inspirado e se engajado no material que temos no Economia sem Segredos. É de grande satisfação saber que nosso material está sendo proveitoso.

      Sobre sua dica de livro, como você está começando agora, posso indicar o livro chamado “O Livro da Economia” da Editora Globo. Ele é um resumão de tudo um pouco, justamente o que acredito que você está buscando agora. No mais, espero que nosso conteúdo continue te ajudando… ah, e não se esqueça de conhecer nosso canal no Youtube, que pode ser outra fonte de conhecimento para você!

      Abraços!

      Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.