Manual da Planilha sem Segredos

Manual da Planilha sem Segredos

72
0
SHARE

Hoje na internet é muito fácil você encontrar uma dezena de materiais que prometem ser a solução de todos os seus problemas financeiros, não é verdade? O problema é que a maioria destes materiais é desenvolvido por pessoas com pouco ou nenhum conhecimento no assunto “Finanças Pessoais”, sendo que a grande maioria desses produtos é um compilado de um monte de informações, nem sempre confiáveis ou corretas.

É aquele velha pergunta… “se a pessoa que lhe oferece os segredos da riqueza conhece a grande dica para ficar rica, por que ela mesma não é rica?”

Já o Economia sem Segredos, um site que está ai há mais de quatro anos no mercado lhe trazendo informação e conteúdo de qualidade, não vem te oferecer a solução mágica para seus problemas ou tampouco lhe ensinar a fórmula secreta do sucesso.

Nossa equipe acredita que o sucesso financeiro vem através de muito empenho, disciplina e principalmente muito estudo acerca do tema para que você domine 100% das suas estratégias e não caia na lábia de algum “guru”!

Quer prova disso?

É com esse ideal que nós construímos materiais completos e extremamente didáticos para nossos leitores, tais como o nosso Guia de Economia Ilustrado, nosso EconoKids e o nosso Guia Prático de Investimentos.

Ambos os materiais foram desenvolvidos tanto para quem já possui algum conhecimento do assunto, mas principalmente para quem está começando agora e quer se aprofundar no tema! Passando desde conceitos básicos e entrando em assuntos avançados, nós garantimos que você aprenderá da maneira mais assertiva possível.

PLANILHA DE DESPESAS FINANCEIRAS SEM SEGREDOS.

Para complementar mais ainda o seu conhecimento, nós lançamos para vocês a planilha de Despesas Financeiras sem Segredos, um material para você controlar suas despesas pessoais, além de seus investimentos, tudo de uma forma fácil e intuitiva.

Para baixar sua planilha gratuitamente basta clicar no link abaixo:

(O link dá direito ao download sem custos da versão gratuita da planilha. Para adquirir a versão completa com todos os recursos descritos abaixo clique aqui).

A fim de elucidar como utilizá-la e seu funcionamento, elaboramos abaixo um pequeno manual dos principais itens da planilha aos quais você terá acesso.

INTRODUÇÃO:

A planilha que você baixou (seja a versão gratuita ou paga) possui uma alta usabilidade com a maioria dos itens sendo autoexplicativos e/ou explicados abaixo. Para navegar dentro das diversas abas, as quais compreendem suas despesas, receitas e também investimentos, você pode se utilizar do menu do lado esquerdo para acessar imediatamente o material desejado:

PLANILHA 4 - RESUMO

1- RESUMO:

Na aba “Resumo” encontram-se as informações básicas do seu controle financeiro pessoal, demonstrando em forma de gráficos o volume total de despesas versus o total de receitas auferidas em cada mês.

PLANILHA 1 - RESUMO

Na primeira aba é possível comparar ainda os gastos e despesas do mês atual versus o mês anterior ou até meses anteriores. Assim, é possível conferir se você gastou mais ou menos e em quais meses houve um maior número de despesas.

É possível ainda conferir aonde foi parar o seu dinheiro, separando suas despesas de acordo com blocos como “Despesas com moradia”, “Alimentação em casa”, “Despesas financeiras” ou ainda “Saúde” e “Educação”. Utilize também o comparativo entre meses para saber qual foi a variação de um mesmo grupo de despesas ao longo do tempo.

PLANILHA 2 - RESUMO

Por fim, na primeira aba da planilha é possível ver a evolução mês a mês, dentro de um mesmo ano, do total de despesas que você teve, bem como as receitas auferidas. No gráfico, é possível visualizar ainda qual foi o valor (linha pontilhada laranja) que sobrou de saldo para você poupar depois de pagar todas as suas contas.

PLANILHA 3 - RESUMO

Quanto mais você conseguir poupar e a linha ficar na parte de cima do gráfico, melhor para você e passa a sua saúde financeira que agradece o fato de você ter economizado para poder guardar um dinheirinho e quem sabe até investir.

2- RECEITAS:

A aba de Receitas é onde você deve registrar tudo aquilo que você e seu parceiro(a) possuem de renda dentro de um mês, levando em conta “Salários”,  “Bônus”, “Décimo terceiro”, “Horas extras” e também valores como o “Vale Alimentação”  e “Vale Refeição”.

As receitas auferidas são divididas em receitas fixas levando em conta que a maioria de nós possui uma renda fixa mensal em nossos empregos, mas também permitindo o registro das receitas variáveis que nós podemos receber eventualmente ao longo de um ano.

PLANILHA 5 - RECEITAS

Ah! Tem também as receitas extras, aqueles valores que algumas empresas pagam como o “Vale Alimentação”, ou ainda o “Vale Refeição”, uma vez que muitas pessoas o economizam durante a semana para poder aproveitar mais tranquilamente o final de semana.

3- DESPESAS:

Essa é a parte mais importante da planilha! É onde você registrará todos os gastos que ocorreram ao longo de cada mês! Mas cuidado… não se esqueça de anotar tudo certo e não pular nenhuma despesa, afinal, um bom controle financeiro começa quando nós temos disciplina e o conhecimento completo do destino das nossas receitas.

Nessa aba há uma infinidade de itens os quais podem ser utilizados para você enquadrar os seus gastos. Atente-se em preencher corretamente cada valor no local correto a fim de ter ao final do mês um resumo de quais áreas você possui maiores gastos e onde você pode melhorar.

PLANILHA 6 - DESPESAS

Dentre os principais grupos de despesas nós temos:

  • Alimentação em casa
  • Transporte privado
  • Transporte público
  • Saúde
  • Educação
  • Despesas financeiras
  • Entretenimento

Com o correto preenchimento, você irá se surpreender com o total de gastos dentro de um mês (às vezes com coisas extremamente supérfluas)! Mas calma, esse pode ser o primeiro passo para você mudar de vez a sua vida financeira!

4- INVESTIMENTOS

Tanto na versão gratuita como a versão paga da Planilha de Despesas Financeiras sem Segredos você possui a opção de controlar os seus investimentos com o registro dos valores que depositar em aplicações como a Poupança ou ainda em investimentos de renda fixa e renda variável.

PLANILHA 7 - INVESTIMENTOS

Na imagem acima (lembrando que está é a versão gratuita da planilha) você pode registrar de forma simples o total destinado aos seus investimentos. Eles podem ser ainda conferidos na primeira aba “Resumo”, onde você tem contabilizado o total poupado a cada mês.

Já na versão completa é possível realizar um maior controle dos seus investimentos bem como o registro de operações de negociações de ativos na bolsa de valores.

PLANILHA 8 - INVESTIMENTOS

Conforme demonstra a imagem acima, a parte reservada aos seus investimentos possui um conjunto de informações gráficas que facilitarão a sua compreensão acerca do total de seu patrimônio, bem como o ajudará a controlar sua carteira de investimentos da forma mais rentável possível através do método de “Diversificação de Carteira de Bandas Fixas”.

(Para acessar a metodologia COMPLETA desse método clique aqui).

Nesta aba os investimentos são divididos de acordo com o percentual que eles representam do total de capital investido.

PLANILHA 9 - INVESTIMENTOS

Para total controle de seus investimentos, você tem ainda o registro da última data na qual a planilha foi atualizada. É recomendado que a atualização dos seus investimentos seja feita entre 15 dias ou 30 dias.

Realizar a atualização diariamente é pouco eficaz, até porque investimentos de renda fixa não variam muito e, portanto, não faz sentido todo dia entrar na sua conta para ver o quanto seu capital cresceu. Acima de 30 dias também é desaconselhado, uma vez que quando você demora muito para atualizar seus investimentos, como no caso das ações, os valores podem ter se alterado bruscamente, pois dentro de um mês diversas ocasiões podem derrubar o valor de suas ações, por exemplo. Sendo assim o recomendado é que a planilha seja atualiza a cada 15 dias ou 30 dias.

(Lembrando que essa é a recomendação usual adotada podendo a sua necessidade ser diferente, exigindo atualizações em maiores ou menores prazos).

Você pode ainda somar os valores que tem disponível para saque a fim de conhecer a sua liquidez (dinheiro disponível para uso imediato). A planilha já está parametrizada para somar os campos da “Poupança” e os valores da aba “LCI-CDB” marcados como disponível para saque. Estes valores já são somados automaticamente uma vez que estes são os tipos de ativos financeiros que possuem liquidez, no entanto, caso você deseje adicionar mais valores a esta célula, basta expandi-la (apertando F2) e marcar as novas células a serem somadas.

Em contrapartida, os “valores travados” são referentes ao total da sua carteira de investimento que não pode ser sacada a qualquer momento, dentre eles Ações e FDICS.

(PS. Nós consideramos as ações como investimentos “travados”, uma vez que mesmo que você possa vender suas ações a qualquer momento, o dinheiro não estará disponível imediatamente em sua conta e a venda precipitada de ações podem envolver abrir mão de resultados positivos, podendo o investidor sair do ativo com prejuízos).

5- HISTÓRICO

Na aba “Histórico” é possível registrar quais os valores você possuía em cada investimento de acordo com a data em que eles foram consultados. É possível ainda conferir a evolução do total de seu patrimônio bem como a rentabilidade mês a mês.

PLANILHA 10 - INVESTIMENTOS

Nesta aba você ainda pode definir quais os seus objetivos para o primeiro trimestre do ano, o primeiro semestre e por fim para o fim do ano. Conforme o tempo vai passando, a planilha automaticamente informa se você atingiu esse objetivo ou então informa quanto falta para atingir a sua meta (em percentual).PLANILHA 11 - INVESTIMENTOS

6- LCI-CDB

A aba “LCI-CDB” foi desenvolvida para você poder registrar os valores investidos em Letras de Crédito Imobiliário (LCI), bem como em Certificados de Depósitos Bancários (CDB) ou demais títulos de renda fixa/variável como Letras de Crédito do Agronegócio (LCA). Abaixo a explicação de cada coluna.

PLANILHA 12 - INVESTIMENTOS

Data: dia em que foi realizado o investimento.

Tipo: Escolha o ativo em que está sendo o investimento (LCI, CDB ou LCA?)

PV: Valor investido.

Tipo: O título possui é rentabilizado de forma pré ou pós fixada?

Rendimento: no caso de títulos pré-fixados, digite a rentabilidade anual (conforme linha 3). Já em casos de rentabilidade pós-fixada, digite o valor percentual sobre o total do CDI atual*.

FV: valor estimado a ser sacado ao final do vencimento do ativo.

Vencimento: data em que o investimento será encerrado e o dinheiro retornará a sua conta.

DR: “Dias Restantes” é o número de dias para que chegue à data de vencimento.

LD: Você deve sinalizar se o ativo possui “Liquidez Diária”, ou seja, se você pode sacar esse valor a qualquer momento. Caso a opção selecionada seja “Sim”, ele compõem o total informado na aba “Investimento” dentro do campo Disponível para Saque conforme explicado anteriormente.

* A planilha calcula automaticamente o rendimento de acordo com a chave de Pós ou Pré fixado escolhida pelo usuário. Para descobrir o valor diário do CDI, sendo este valor uma taxa de remuneração próxima à Selic, você pode acessar o site www.infomoney.com.br e verificar esse valor no topo da tela (conforme imagem abaixo) ou ainda buscar no Google “taxa CDI atual”.

PLANILHA 13- INVESTIMENTOS

7- CONTROLE DE AÇÕES

A aba de controle de ações é uma poderosa ferramenta para quem quer entrar no mundo das ações de cabeça. Ela foi desenvolvida a fim de dar a você total controle sobre sua carteira de ações.

PLANILHA 14- INVESTIMENTOS

No primeiro quadro nós temos sua cesta de ações com os CÓDIGOS de seus ativos, a quantidade de cada um deles, qual a cotação mais atual e o total em dinheiro investido. Podemos ver também na coluna azul ao lado quanto cada ação representa do total de sua carteira, sendo que no exemplo acima, a Usiminas (USIM5) representa 28%, a Marcopolo (POMO3) 34% e a Oi (OIBR4) 38%.

Tanto a quantidade (qtd), a cotação e o total são atualizados automaticamente, bastando ao usuário da planilha digitar o código de sua ação (AÇÃOX) na primeira coluna “código”.

Nessa aba temos também um espaço para que o usuário digite o quanto tem disponível em dinheiro para investir em ações no quadro “Caixa”, bem como um quadro onde podem ser digitados quais os lucros e prejuízos auferidos em cada mês do ano. Baseado no total de lucro/mês alcançado, a planilha informa ao usuário o total de lucro no ano e a média de lucro mensal do investidor.

Já na figura abaixo, temos um quadro onde é realizado o controle das compras e vendas (trades) realizadas pelo usuário. Para o correto controle de sua carteira, ao comprar uma nova ação, registre o seu código, data de compra, qual o valor pago no momento da compra e a quantidade. Para saber se você está ganhando ou perdendo dinheiro (e quanto está de fato), atualize a coluna “Cotação Atual”, onde ao digitar o valor atual da cotação a planilha lhe retornará quantos % você obteve de lucro/prejuízo e o “Resultado Projetado” indicando quantos reais de fato você está lucrando ou perdendo.

OBS: sempre que sua ação (cotação atual) estiver acima de 10% do valor de compra, a planilha irá indicar em azul esse valor, informando ao usuário que talvez esteja na hora de considerar a sua venda, devendo o investidor reavaliar se vale a pena manter a ação em busca de ganhos maiores ou se o valor atual (+10%) é considerado aceitável e está na hora de vender seus papéis (ações).

PLANILHA 15- INVESTIMENTOS

Por fim, na aba de Controle de Ações, você tem disponível ainda um histórico de compra e venda de suas últimas transações onde pode se registrar as compras (C) ou vendas (V), bem como a quantidade vendida, o valor de cada ação e quanto você pagou de corretagem* pela compra venda.

PLANILHA 16- INVESTIMENTOS

* Corretagem: valor cobrado pela sua corretora em cada operação realizada na bolsa de valores.

8- SIMULAÇÕES

Na última aba, o usuário possui uma cópia da aba “Investimentos”, onde ele pode alterar quaisquer valores que desejar, sem que estes comprometam os demais valores registrados na planilha. Utilize essa aba para treinar e simular seu patrimônio e desenvolver as suas próximas estratégias.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A planilha que você adquiriu foi desenvolvida com os mais recentes e avançados métodos de controle de patrimônio a fim de trazer para você um meio simples, porém sofisticado, de gestão patrimonial.

A planilha está em formato “free source”, ou seja, você pode alterá-la caso ache necessário. No entanto, caso esteja confortável com seu formato original, atente-se em não alterar as fórmulas construídas para a planilha.

Para baixar sua planilha gratuitamente basta clicar no link abaixo:

(O link dá direito ao download sem custos da versão gratuita da planilha. Para adquirir a versão completa com todos os recursos descritos acima clique aqui).

Se ficou alguma dúvida comente abaixo! Sua pergunta pode ser a de outros usuários!

Espero que você usufrua do material elaborado pelo Grupo sem Segredos e que ele se traduza em uma melhor vida financeira para você!

Se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos. Até a próxima.

NO COMMENTS

Deixe uma resposta