IDH – O que é? Como calcular?

IDH – O que é? Como calcular?

127
1
SHARE

Muito tem se falado a respeito do novo capitalismo, que é nada mais nada menos do que um sistema capitalista que atinge todas os tipos de classes sociais e promove o crescimento do país como um todo.

No entanto, temos que observar que apesar deste novo conceito estar se difundindo entre os economistas, ainda há muitos países em que a riqueza existe sim, porém concentra-se nas mãos de poucos.

Má distribuição de renda? Corrupção? Meritocracia?

Não sei e nem posso julgar quais os motivos levam os países a ser mais ou menos socialmente desenvolvidos, somente especular. O que podemos fazer é entender como eles são classificados e esse é o tema do nosso artigo de hoje:  o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

O que é IDH?

Nos anos 90, a ONU (Organização das Nações Unidas) estava realizando um estudo sobre o nível de desenvolvimento social em vários países. Ao contrário do que os diversos outros índices mediam, o economista Mahbub ul Haq não queria elaborar outro índice que calculava somente dados econômicos ou empresariais dos países.

Foi quando junto a vários economistas, dentre eles o mentor do índice Armatya Sen, que foram estabelecidos parâmetros para se calcular dentro de um quadro comparativo o valor total do desenvolvimento de uma nação.

Metodologia de cálculo

Para a mensuração do desenvolvimento social de um país, são levados em conto três pontos:

  • Expectativa de vida ao nascer: expectativa de vida (longevidade) que um grupo de pessoas pode atingir do momento que nascem até falecer. Este item engloba a qualidade de vida de uma determinada população tendo por base a longevidade delas.
  • Índice de educação: neste índice é considerada a média dos anos de estudo de uma população para adultos e o número de anos esperados de escolaridade para crianças. 
  • Padrão de vida: calculado com o PIB per capita, é o valor do PIB total de um país, dividido pelo número total de habitantes no mesmo período. Este valor demonstra quanto cada habitante produziu no período, ou seja, a riqueza criada por habitante.

IDH do Brasil.

O Brasil hoje (dados de 2015) ocupa a 79º posição com um IDH de 0,754 e apesar de ser considerado um IDH alto, o país encontra-se abaixo da média da América Latina nos itens Educação e Expectativa de vida.

Na listagem dos países, ficamos bem atrás de nossos colegas do Chile (38º), Cuba (68º) e Argentina (45º).  Hoje nossa média de anos de estudo é de 7,2 anos (adultos) e uma expectativa de anos de estudo de 15,2 anos (para crianças).

Como conclusão, podemos ver que apesar do crescimento da renda e da qualidade de vida da população brasileira, ainda temos muito o que percorrer para termos uma educação decente em um país que carece cada vez mais de mão de obra especializada para continuar fomentando este crescimento.

idh 2016
Para entender mais como o lado social do nosso país funciona, veja este artigo “O social vai bem“.

Se gostou não deixe de compartilhar com os amigos!

Até a próxima!

SHARE
Previous articleInvestimentos, qual é o melhor para você?
Next articlePoupança externa - O que é? Para que serve?
Graduado em Ciências Contábeis, possui MBA em Investment Banking e está agora iniciando seu mestrado em economia. Atualmente trabalha no mercado financeiro e escreve os blogs com o objetivo de ajudar as pessoas a conhecerem um pouco mais acerca do mundo econômico, contábil e administrativo e sobre tudo o que isto implica.

1 COMMENT

Deixe uma resposta