O que é investimento? Como investir?

O que é investimento? Como investir?

1
2
SHARE

Eu sempre navego na internet a fim de encontrar pérolas que me façam ver o melhor modo de ajudar as pessoas a desenvolverem interesse em finanças e economia para ajudar o maior número de leitores  a entender sobre o tema.

E a pergunta mais recorrente feita é “O que é investimento?” e “Como investir?”

Eu também vou sempre atrás de reportagens para entender como os especialistas no assunto tem auxiliado as pessoas a encontrarem a melhor forma de investir e a aprender a se preparar para ter uma vida financeira saudável. De forma geral, mesmo explicando de forma didática, muitas reportagens já partem para um nível mais avançado, não explicando temas básicos do mundo dos investimentos o que no fim gera pouco aprendizado nos interessados e até medo de pequenos investidores começarem a investir.

O povo brasileiro tem medo de investir!

Nos últimos tempos tenho encontrado algumas reportagens que falam sobre o comportamento das pessoas na hora de investir, e de vez em quando eu entro em fóruns de diversos sites e tento captar as dúvidas dos usuários e pego temas padrões e me debruço sobre eles ao modo que eu possa transcrever de uma maneira mais simples, dar exemplos e poder trazer a luz sobre as dúvidas.

Estas últimas semanas andei lendo diversas pesquisas e levantamento de dados sobre o tema do artigo: “o medo de se investir do povo brasileiro”.

Como produtor de artigos que tentam passar informação sobre o tema eu me sinto desafiado a escrever cada vez mais e mais para poder ajudar a todos e a sanar este medo sem sentido que nós brasileiros temos, esta aversão ao risco e este medo de se dar mal na hora de investir.

Bom, para compilar tudo que li e conclui aqui vão alguns dados interessantes*:

– Menos de 1% da população brasileira investe em ações. Você leu certo! Somos mais de 200 milhões de brasileiros e menos de um por cento de nós investe na bolsa de valores.

– Os três principais motivos para os entrevistados de terem receio de investir na bolsa são:

  • Não tem conhecimento para investir;
  • Não conseguem guardar dinheiro para investir;
  • Consideram sua renda muito baixa.

– Os brasileiros dizem preferir menor rentabilidade se tiverem mais segurança.

– 65% dos brasileiros se dizem conservadores na hora de investir. Porém o incrível é que destes que se consideram conservadores 85% não sabem dizer qual é a diferença dos riscos entre um perfil de investidor conservador e um arrojado na hora de investir.

– 45% dos brasileiros preferem a poupança como o melhor investimento, mesmo que 27% dos entrevistados considerem a poupança um investimento agressivo e de alto risco.

– 40% dos brasileiros não sabem para que serve a bolsa de valores. E se você pensou que pelo menos os outros 60% sabem você se enganou! Dos que disseram saber, assustadoramente 10% dizem que você está emprestando dinheiro à empresa, 6% acreditam que você está comprando a dívida da empresa e 20% dizem que você está comprando a empresa (não foi usado o termo ser sócio) e se tornando dono dela.

– Quando se fala de consumo, 85% dos brasileiros confessam comprar sem nenhum planejamento, ou seja, sem pensar nas parcelas, juros e correções inclusas no preço que irão pagar.

– Os americanos utilizam a bolsa de valores de seu país como uma forma de poupança, já os brasileiros acreditam que a bolsa serve somente para especular e ganhar (ou perder) dinheiro rápido.

– 35% dos brasileiros acreditam que a bolsa é somente para pessoas ricas e que os investimentos iniciais são acima de R$ 1.000.000,00.

Estes dados são de diversas pesquisas que li nos últimos tempos e compilei para dar a vocês, leitores do blog, uma noção de como a população brasileira está desatenta com a situação real que vivemos (economicamente falando).

Se você está querendo dar os primeiros passos nos seus investimentos lhe recomendo o de sempre, muito estudo e determinação! Pensando nisso, ficam aqui também os links para você dar uma conferida em nossas dicas pra investir:

– Primeiros passos: Investimentos, como começar

– Entenda os riscos: Risco, rentabilidade e liquidez

– Análise de empresas: Análise fundamentalista

– Análise de gráficos: Análise grafista

– Informações demais: Pânico na hora de investir

Como investir afinal?

Que tal aprender sobre investimentos de forma rápida e segura? Nós preparamos um eBook com todas as informações básicas que você precisa ter para começar a investir, além de conhecer diversos tipos de ativos financeiros e a aprender a mexer na Bolsa de Valores.

Para baixar o eBook, basta clicar abaixo:

RODAPE-ARTIGOS-INVESTIMENTOS

*Lembrando que estas conclusões são feitas a partir de uma amostra que os pesquisadores utilizam-se como base para o estudo e com estes dados eles conseguem chegar a uma porcentagem proporcional.

Se gostou não deixe de compartilhar com os amigos!

Até a próxima!

2 COMMENTS

  1. Bom dia gostei muito do artigo. Estudo ADM, e estamos escrevendo um TCC sobre investento de risco e que passa por esse tema ( o medo de se investir do povo brasileiro) gostaria de saber se ha a possibilidade de indicar alguns artigos, ou qualquer outro material que possa nos servir de apoio. Grato Maicon

    • Olá Maicon,
      Obrigado pelo elogio. Em relação a sua dúvida, o melhor livro sobre psicologia na hora de investir é o “Rápido e Devagar”. Ele aborda diversos temas a respeito de como as pessoas se comportam em situações de pressão, incerteza e euforia. Veja na sessão “Biblioteca em casa” e boa leitura!

Deixe uma resposta