PIB – O que é e Como Cálcular?

PIB – O que é e Como Cálcular?

262
25
SHARE

O assunto mais comentado quando a economia não vai bem é sobre o fraco crescimento do PIB brasileiro, sendo ele apelidado de “pibinho”. Entra ano sai ano, entra governo sai governo… o PIB é como se fosse a nota da prova de um estudante. E ela precisar ser alta!

Por que o crescimento do país foi tão pequeno? Crises na Europa? Problemas nos EUA? China não ajudando? O que deu errado?  As grandes economias estão cada vez mais com dificuldades de expansão econômica e seus PIBs refletem exatamente isto… como? Entenda:

P.I.B. – Produto interno bruto.

O produto interno bruto de um país é a soma do valor de mercado de todos bens e serviços finais produzidos dentro de um certo período de tempo.

Este tempo geralmente é anual com divulgações preliminares trimestralmente.

Mas por que somente bens e serviços em estado final?

Bem, se fossemos levar em conta todos os bens e serviços produzidos provavelmente duplicaríamos seus valores uma vez que eles seriam registrados nas mais diversas fases de sua produção até chegar ao resultado final.

E por que são divulgados resultados trimestralmente e não um só ao fim do ano?

Os resultados trimestrais servem para sabermos como anda a evolução do PIB no acumulado do ano. Em janeiro, fevereiro e março é contabilizada a geração de riqueza do país e com base nestes dados temos um pequeno palpite de como será o acumulado do próximo trimestre, e assim vai até completarmos os quatro trimestres.

E por que o PIB é tão importante? Ele representa mesmo a riqueza de um país?

Sim, o PIB é a prova real do crescimento acumulado que o país vivenciou no ano estudado. Quando há ganho de riquezas entende-se que o país girou a economia. Com um crescimento do PIB elevado entendemos que:

  • Houve a geração de empregos.
  • O consumo interno foi elevado.
  • As indústrias produziram mais bens.
  • Houve o aumento de renda para a população; dentre outros motivos.

Curiosidade sobre o PIB:

Para os descrentes que ainda acham que o PIB não altera nossa vida vai uma curiosidade! O reajuste do salário mínimo é calculado sobre a soma da inflação do ano anterior mais a variação do PIB de dois anos anteriores, ou seja, PIB fraco igual a reajusto menor.

E então? O PIB do Brasil cresceu, diminuiu? Bom, agora já da pra entender melhor.

Se gostou não deixe de compartilhar com os amigos!

Até a próxima!

25 COMMENTS

Deixe uma resposta