PPAE – Países pobres e endividados.

PPAE – Países pobres e endividados.

1
0
SHARE

Existem países muito ricos, ricos, em desenvolvimento, pobres, muito pobres e os PPAE, ou melhor dizendo:

PPAE – Países Pobres Altamente Endividados.

De fato essa classificação não é feita desta forma, elegendo do mais rico para o menor, afinal existem diversos índices que podem classificar um mesmo país em diferentes posições como, por exemplo, a Noruega a qual é a primeira colocada no ranking do IDH, porém é “apenas” a vigésima segunda economia no ranking do PIB. Ou ainda o Brasil, que é a sétima economia no PIB e a 75º do IDH.

O que você deve ter concluído é que a lista pode mudar muito dependendo do que usamos como base de comparação.

No entanto, existem alguns países que de fato são bastante pobres, com características deploráveis em diversos itens básicos e posições horríveis na maioria dos rankings que medem questões econômicas e sociais. E o pior… esses países ainda possuem elevado endividamento internacional, o que só agrava sua situação.

Pensando nisso, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM) propuseram no ano de 1996 em conjunto com outros órgãos menores de cada país a criação de uma lista de países que se enquadrassem na característica de “País Pobre Altamente Endividado”.

Foram levantados então uma lista de 39 países que atendias as seguintes exigências:

a) Possuir dívida pública insustentável.

b) Não possuir crédito internacional (emissão de títulos).

c) Não possuir outras maneiras de liquidar sua dívida.

Os países que foram selecionados e fazer parte da PPAE são (em ordem alfabética):

Membros da PPAE

Foram concedidos perdões de dívida (ou parte dela) e empréstimos com juros mais baixos do que os praticado no mercado financeiro internacional.

O objetivo principal do FMI é o de reduzir (e em melhor cenário liquidar) o risco de dívida que os países acima possuem, buscando trazer estabilidade econômica aos países, para que estes possam investir em desenvolvimento em suas nações.

Então é isso ai… agora você conhece um novo grupo econômico!

Se gostou não deixe de compartilhar com seus amigos. Até a próxima!

NO COMMENTS

Deixe uma resposta