BNDES – O que é e o que faz?

BNDES – O que é e o que faz?

80
6
SHARE

Existe um banco onde as empresas podem tomar recursos de forma mais barata para fomentar o crescimento do país, seja de forma econômica ou até social? Sim, esse banco aqui no Brasil é o BNDES.

BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social.

Muitas das empresas hoje em dia se encontram em situações difíceis tanto lá fora devido às crises que se estendem por toda a Europa, Ásia e Estados Unidos, como aqui no Brasil.

Quando um empreendedor pensa em abrir uma empresa e se engajar em um novo projeto ele tem em mente a dificuldade que será conduzir esta empresa, ainda mais se esta empresa estiver pensando em abrir suas portas nos dias de hoje.

Até mesmo grandes empresas que já são estabelecidas no mercado por vezes ficam com um pé atrás quando vão iniciar um projeto e isto faz com que os investimentos sejam minimizados e consequentemente o país tenha uma baixa em produtividade.

Muitas empresas atuam em seguimentos aonde todo e qualquer projeto novo envolve milhões ou até bilhões de reais, e investir todo este dinheiro com a incerteza de um retorno é uma preocupação que não deixa qualquer CEO dormir.

E para começar estes projetos como fazer para levantar este capital? Mercado? Bancos privados? Amigos? A resposta pode ser o BNDES , o banco nacional de desenvolvimento econômico e social!

BNDES, o que é e o que faz?

O BNDES é uma autarquia criada pelo governo do presidente Getúlio Vargas, em Junho de 1952 através da Lei 1.628/52. Inicialmente ele se chamava apenas BNDE e foi idealizado a fim de fomentar o crescimento de diversas áreas econômicas do país naquela época, ajudando o Brasil a se desenvolver.

O banco é uma instituição que apoia empreendimentos que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, atuando no financiamento de diversos projetos dos mais diferentes setores, abrangendo desde grandes obras de infraestrutura como em investimentos nas áreas de agricultura, comércio e indústria.

O BNDES também possui uma área de apoio aos micro e pequenos empresários que como estão começando possuem uma carência de ajuda financeira inicial, e é por isso que o BNDES atua de forma eficiente com custos competitivos para dar fôlego a estas empresas.

Como o próprio nome já diz o banco também possui um braço de investimentos ligados à área de incentivo a projetos sociais, como educação, saúde, saneamento básico, projetos ambientais e etc.

Organograma do BNDES.

Abaixo o quadro de cargos e suas respectivas áreas no BNDES:

BNDES ORGANOGRAMA

Demais funções do BNDES.

O banco tem diversas outras áreas, sendo que uma delas é a emissão de debêntures de infraestrutura que são títulos que o governo vende no mercado para arrecadação de dinheiro para custear os projetos que darão maior competitividade ao mercado nacional.

O BNDES hoje tem disputado espaço no mercado de crédito com as outras instituições privadas que vem ganhando números percentuais na concessão de créditos para projetos de grande porte e por isto o BNDES desenvolveu um canal de comunicação com as empresas que quando há um novo projeto em vista ele pode oferecer as condições para este investimento.

Se interessou? Então aqui vão alguns links para você aprender mais sobre:

Site oficial: clique aqui

Orientador de negócios: clique aqui

.

Bom, agora você já conhece como alguns projetos que ajudam nosso país a se desenvolver e a se tornar um mercado competitivo se financiam.

Se gostou não deixe de compartilhar com os amigos!

Até a próxima!

SHARE
Previous articleComissão de Valores Mobiliários (CVM) - O que é e o que faz?
Next articleFAQ I
Graduado em Ciências Contábeis, possui MBA em Investment Banking e está agora iniciando seu mestrado em economia. Atualmente trabalha no mercado financeiro e escreve os blogs com o objetivo de ajudar as pessoas a conhecerem um pouco mais acerca do mundo econômico, contábil e administrativo e sobre tudo o que isto implica.

6 COMMENTS

  1. […] BNDES: é uma entidade que apoia empreendimentos que contribuem para o desenvolvimento do Brasil. Ele atua no financiamento de diversos projetos dos mais diferentes setores, abrangendo desde grandes obras de infraestrutura como em investimentos nas áreas de agricultura, comércio e indústria. […]

  2. […] BNDES: é uma entidade que apoia empreendimentos que contribuem para o desenvolvimento do Brasil. Ele atua no financiamento de diversos projetos dos mais diferentes setores, abrangendo desde grandes obras de infraestrutura como em investimentos nas áreas de agricultura, comércio e indústria. […]

Deixe uma resposta