Conceito de Economia – (O que é economia?)

Conceito de Economia – (O que é economia?)

208
0
SHARE

Já foi o tempo em que achávamos que economia era exclusivamente para aqueles homens de cartola longa, gravatas engomadas e só.O mundo mudou, as pessoas mudaram, e achar que a economia é a mesma é tolice.

Muitos anos atrás fazer compras, por exemplo, era um evento! Juntavam a família toda, todos se arrumavam, chegavam aos centros comerciais e era uma festa com todo mundo passeando por toda as lojas em milhares de buscas por produtos. Hoje? Compramos tudo em sites, pagamos online mesmo e recebemos em casa sem preocupação (ou com preocupação!).

Tanto o jeito de fazer compras ou fazer a roda econômica girar passou por diversas mudanças e acreditar que você está imune a ela ou dos efeitos dela é bobeira. Temos que entender, mesmo que “por cima”, os fatos, a mecânica, as previsões e as mudanças econômicas atuais para assim poder proteger nosso suado dinheirinho e conquistar nossa independência financeira.

Para começar vamos definir um pouco o que é economia:

Se puxarmos do latim a palavra economia logo temos uma ideia do que se trata o assunto.

A palavra economia vem do grego, oikos (casa) e nomos (costume ou lei). Assim fica “as regras da casa”.

Bom, então deu para entender que assim como em um jogo, a economia tem leis e regras que servem para todos, resta a nós entender as regras e jogar com elas. A economia basicamente estuda como é o comportamento humano frente a relação necessidade x recursos disponíveis, ou a famosa oferta e demanda. Este estudo está diretamente ligado as políticas de um país, aos costumes de um povo e aos problemas globais como escassez de matérias.

Pronto, sabemos que nossos costumes, cultura e ações impactam na economia, então já temos um grande motivo para pesquisar mais sobre o assunto. A economia engloba os grandes meios de produção, a força assalariada, os pequenos produtores, e assim vai. Nossas ações são a microeconomia que são acontecimentos individuais e que impactam em menor porte, já a macroeconomia  é o total de todas as ações micro e impactam de forma global. Entender estes breves conceitos já lhe dará uma ideia básica mas importante de como você ajuda e influência o TODO.

Bom, é isso! Espero que ao longo dos artigos vocês consigam entender um pouco mais sobre economia!

Se gostou não deixe de compartilhar com os amigos!

Até a próxima!

SHARE
Next articleInflação - O que é? Como calcular?

Graduado em Ciências Contábeis, possui MBA em Investment Banking e está agora iniciando seu mestrado em economia. Atualmente trabalha no mercado financeiro e escreve os blogs com o objetivo de ajudar as pessoas a conhecerem um pouco mais acerca do mundo econômico, contábil e administrativo e sobre tudo o que isto implica.

NO COMMENTS

Deixe uma resposta