SEGUNDO SETOR DA ECONOMIA – QUAL É?

Tempo de leitura: 4 minutos

Dando continuidade a nossa minissérie especial de três capítulos sobre Os três Setores da Economia, abordaremos nessa segunda parte sobre o setor que transformas os bens primários do Primeiro Setor em bens para uso.

(Para ler a primeira parte do especial clique aqui).

Setor secundário.

Agora que já sabemos que o setor primário é quem fornece os bens básicos de uma economia, conhecidos como commodities, precisamos entender quem é que pega esses produtos e os transforma em coisas úteis para a sociedade.

Em um processo lógico, as commodities vêm da zona agrária de um país (ou região) para os centros urbanos para serem transformadas, melhoradas ou modificadas pelas indústrias nas zonas conhecidas como zonas industriais.

“Mas o que vem a ser essa transformação?”

A transformação de um bem, sua modificação ou melhoria é o processo pelo qual o bem deixa de ser um produto in natura para se transformar em parte de outro bem ou produto. Esse processo chama-se industrialização.

(Para conhecer a história da Revolução Industrial clique aqui).

Imaginemos, por exemplo, uma batata que vem da região Sul do país e carne bovina que venha do Centro-Oeste.

Ambos em seu estado natural são levados à São Paulo para que uma indústria alimentícia transforme a batata (commodities) mais a carne (também commoditie) em um escondidinho, alterando a essência natural da commodity, transformando-a em um alimento industrializado.

A industrialização ocorre não apenas no setor alimentício, mas podemos ver ela também em áreas como vestuário, automóveis, eletroeletrônicos, construção civil e muitos outros.

“Mas Denis, então bens industrializados são somente coisas que serão vendidas as pessoas, como roupas, comida e automóveis?”

Não. Ao contrário do que muitos pensam bens industrializados não são somente aqueles que nós consumidores podemos adquirir.

Imagine aquela empresa do exemplo anterior que faz escondidinhos de carne com batata. Ela não paga milhares de funcionários para cada um cozinhar a batata e a carne de depois montar em pequenos potes o alimento. Eles fazem grandes quantidades por vez utilizando máquinas!

Mas quem fabrica as máquinas?

Esse é o grande ponto! Existem indústrias que utilizam commodities como aço, ferro, petróleo e afins para produzir outras máquinas, transformando as commodities em parafusos, chapas de aço, plástico e etc., todos componentes da máquina.

Tipos de industrialização.

Existem diversos tipos de industrialização, o qual transforme bens in natura em produtos industrializados. Para simplificar, vamos citar os mais importantes, dentre eles:

a) Processo artesanal: trata-se do método de industrialização mais antigo conhecido, onde uma única pessoa (ou um pequeno grupo) realizam a industrialização de commodities de forma lenta e sem a utilização de máquinas sofisticadas, sendo que geralmente o artesão realiza todas as etapas do processo de industrialização, como colher, moer, lixar, pintar e etc..

b) Processo de manufatura: mais avançado do que o modelo artesanal, porém ainda dependente de pessoas no processo de industrialização.

A manufatura é a combinação de homem e máquina para a elaboração de um bem ou produto, como por exemplo, teares de fazer roupas, máquinas de prensa não automáticas e etc..

c) Processo industrial moderno: trata-se do estágio no qual estamos atualmente com grandes empresas realizando a industrialização de bens em grandes quantidades (massas) com produção automatizada e com pouca (e as vezes nenhuma) interferência humana no processo.

Industrialização e desenvolvimento

Como dissemos no artigo sobre o 1º Setor os países que possuem uma economia voltada para agricultura e pecuária tendem a ser países economicamente pouco desenvolvidos e com pouca relevância no cenário internacional.

Estes países também são os que mais sofrem com movimentações bruscas no mercado de commodities internacional visto que possuem uma economia com pouca variedade de bens industrializados para diversificar suas importações.

Além disso, países pouco industrializados são dependentes de países desenvolvidos no que tange a compra de tecnologias, máquinas e equipamentos.

Observamos na história econômica da humanidade que a maioria dos países (europeus e asiáticos) iniciaram suas economias com base no setor primário, desenvolveram-se para o setor secundário e atualmente encontram-se no setor tercário… tema do nosso próximo episódio.

Então é isso, agora você conhece um pouco mais sobre os setores da economia

Se gostou, compartilhe com os amigos!

Até a próxima.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.