TERCEIRO SETOR DA ECONOMIA – QUAL É?

Tempo de leitura: 5 minutos

Na terceira e última parte da nossa série especial sobre os setores da economia, vamos finalmente falar do setor terciário, onde tudo que foi colhido e transformado nos setores 1 e 2 são vendidos!

Para uma melhor apreciação do tema abordado nesse artigo, recomendamos fortemente que você leia a primeira e segunda parte da minissérie especial. Você pode acessá-las clicando abaixo nos artigos dos setores:

Setor terciário.

Agora que já sabemos que as matérias primas, ou commodities, são extraídas ou cultivadas no setor primário e que posteriormente são transformadas em bens no setor secundário, pode ter vindo à sua cabeça…

“Mas onde eu comercializo os bens que eu produzi?”

Como você já deve ter concluído, a parte de comercialização de bens e serviços de uma economia fica a cargo do setor terciário, conhecido também como o setor de bens e serviços.

Quando estamos falando do setor que atua diretamente com o público na comercialização de determinada coisa, podemos quebrar o setor terciário ainda em duas subcategorias para facilitar seu estudo:

a) Comércio de bens:

Lembra daquilo que foi comentado que era produzido no setor secundário como máquinas, alimentos, carros, computadores e etc.? Estes bens são, após sua produção, comercializados no setor terciário que faz o link entre indústrias e consumidores finais.

Sua subcategoria é classificada como setor terciário de bens materiais.

b) Prestação de serviços:

A prestação de serviços é a realização de determinada atividade para terceiros como serviços de transporte, educação, saúde, segurança, entretenimento, consultoria, serviços bancários, serviços públicos e etc..

Sua subcategoria é classificada como setor terciário de bens imateriais.

c) IBGE:

Pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a classificação oficial do setor terciário divide-se em:

  • Comércio
  • Alojamento e alimentação
  • Transportes
  • Comunicações
  • Serviços financeiros
  • Atividades imobiliárias e serviços prestados às empresas
  • Administração pública
  • Demais serviços

A terceirização da economia e seu desenvolvimento econômico.

Em um curso natural de evolução de uma economia, um país inicia suas atividades voltadas principalmente no setor primário com a extração e cultivo de bens básicos, os quais necessitam de baixa ou nenhuma especialização por parte de seus trabalhadores, dando-se maior foco no trabalho braçal, acompanhado geralmente de baixa tecnologia.

Com o passar do tempo e a entrada da tecnologia no setor agropecuário, são utilizados cada vez mais equipamentos e máquinas para a otimização tanto do plantio como da colheita e também na criação e abate de animais. Com a mecanização do setor primário, diminui-se o número de vagas no campo gerando uma migração da população rural (êxodo rural) para as cidades.

Em um segundo passo, a evolução tecnológica permite a criação de grandes indústrias que realizam o processamento, modificação ou transformação dos bens adquiridos no primeiro. Neste estágio a economia de um país concentra-se basicamente no secundário.

Em um primeiro momento, dentro da evolução gradual da economia do nosso país exemplo, as indústrias possuem ainda um trabalho manual elevado dentro seu método de produção o qual necessita de um elevado número de trabalhadores para atender a demanda.

Após a otimização tecnológica, novamente os trabalhadores são substituídos por máquinas avançadas que permite a realização de tarefas que outrora eram realizadas por dezenas ou centenas de funcionários, porém a um custo mais baixo , com maior qualidade e com menor desperdício de matéria-prima.

Essa entrada de tecnologia força trabalhadores a migrar novamente para um setor superior.

Chegando ao terceiro estágio da evolução de uma economia, o país finalmente atinge um status de desenvolvido, quando possui o maior percentual de sua economia atrelado ao setor terciário, ou o de comércio de bens e serviços.

Em países desenvolvidos (como EUA e países da Europa), o setor terciário corresponde a mais de 50% do total de seus PIBs.

Economia na prática.

Quer conhecer na prática como se dá a evolução de uma economia, passando pelas transições entre os setores primário, secundário e por fim o terciário? Então leia sobre a China!

O maior exemplo prático é a evolução histórica da economia da China, passando de um enorme território agrícola para uma das potências mundiais no que tange a produção de bens, chegando ao posto de segunda maior economia do mundo.

Atualmente a China encontra-se na passagem do 2º para o 3º setor, passagem essa que promete trazer grandes emoções econômicas para o mundo todo, principalmente para o Brasil.

Se quiser conhecer mais de perto a história econômica evolutiva da China, deixamos abaixo um link para você:

China, uma nova história

Chegamos enfim ao final da minissérie especial sobre os setores da economia.

Espero que você tenha aprendido sobre como funcionam cada um deles e como a transição entre eles influencia o grau de desenvolvimento econômico dos países. Se gostou, compartilhe com os amigos!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.