PRIMEIRO SETOR DA ECONOMIA – QUAL É?

Tempo de leitura: 4 minutos

Em economia nós realizamos algumas divisões para facilitar a análise de enormes e complexos dados, a fim de simplificar o estudo e o entendimento do mundo econômico.

Imagine tentar analisar tudo o que foi produzido, desde uma simples espiga de milho até a construção de um prédio! Como dar conta da quantidade de informações que são produzidas diariamente e as compilar em um único dado?

Nem o PIB, o termômetro do crescimento econômico de um país, é calculado dessa forma… ele na verdade é a compilação de diversos dados individuais que compõem o resultado ao fim do ano que demonstra se nós crescemos ou reduzimos o tamanho da economia do país.

Mas como dividir as informações?

“Podemos separar aquilo que foi produzido por homens versus o que foi feito por mulheres?”. A resposta é não! “Talvez então diferenciar o que foi produzido antes e depois do meio dia?”. Pior ainda!

A solução encontrada pelos economistas foi então a divisão de tudo que é produzido em uma economia através da segmentação em setores, dividindo os em Setor Primário, Setor Secundário e Setor Terciário.

Para falar destes três diferentes tipos de setores, vamos quebra-los em três episódios de nossa nova minissérie semanal: Os três setores da economia.

Setor primário!

Para começar, não poderíamos partir do segundo ou terceiro setor… então é mais do que óbvio que abordaremos o Setor Primário… primeiro!

O Setor Primário engloba tudo que é produzido e explorado referente às commodities seja ela destinada para o consumo imediato (como arroz, feijão, vegetais, verduras) ou então utilizada como matéria prima para industrialização em outros setores da economia (soja e milho para industrialização, madeira, látex).

Basicamente, o que é produzido pelo setor primário advém dos recursos naturais de uma determinada região ou país e por serem produtos primários, eles possuem baixo valor agregado, ou seja, encontram-se em sua forma in natura (estado original na natureza) e são geralmente comercializáveis na forma de lotes (kilos, arrobas, toneladas, metro etc.).

Por serem negociados em lotes, muitos dessas commodities se tornam produtos financeiros no mercado internacional, onde investidores do mundo todo realizam a compra/venda de produtos primários.

(Clique aqui para entender mais sobre commodities e suas negociações).

Dentro da lista dos produtos do Setor Primário, podemos classificá-los de acordo com o método em que são obtidos, podendo ser:

  • Agricultura: produção de alimentos (vegetais, frutas, legumes) através do cultivo controlado.

 

  • Pecuária: produção de alimentos advinda de animais (boi, porco, galinha) através do cultivo controlado.

 

  • Pesca: obtenção de alimentos advindos de animais aquáticos através do cultivo controlado ou em ambiente natural.

 

  • Mineração: obtenção de minerais obtidos através de exploração terrestre.

 

  • Caça: obtenção de alimentos (animais) através da busca ou perseguição.

 

  • Extração: exploração de recursos através da retirada de determinado bem de seu ambiente natural (extração de petróleo de poços, por exemplo).

 

Setor primário em diferentes países

A predominância de economias baseadas em setores primários se dá em países com baixo nível tecnológico e, geralmente, classificado como subdesenvolvido ou em desenvolvimento (Muitos economistas não utilizam mais o termo subdesenvolvido por remeter a algo negativo ou pejorativo).

A exceção são os países produtores de petróleo e/ou alguns minerais, os quais possuem uma elevada entrada de recursos estrangeiros frente a valorização de suas matérias-primas.

Países voltados à exportação de commodities geralmente possuem economias fracas e expostas às variações nas cotações dos produtos que elas comercializam. Choques externos como a demanda fraca pelos demais países ou o crescimento da oferta de determinada commodity tende a prejudicar a economia de países com um forte percentual de produção do setor primário no total de seu PIB.

Exemplo recente é a desaceleração do crescimento econômico da China que está passando de uma economia baseada em investimento e produção, para uma economia de serviços e consumo. Com a menor demanda por minérios e demais commodities, os países que anteriormente se beneficiavam pelo alto volume de exportação e as elevadas cotações, começaram a perder a competitividade no mercado externo, além de verem suas próprias economias a desacelerar.

Já em países com um alto nível tecnológico, a produção de commodities do setor primário se tornou altamente mecanizada utilizando cada vez menos mão de obra, o que resulta em dois tipos de eventos:

a) Êxodo Rural (clique aqui para ler).

b) Transformação da economia voltada para os setores secundários e terciários.

Então é isso! Agora você já sabe a definição do Setor Primário e que tipo de economia os países desse setor possuem!

Se gostou não deixe de compartilhar!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.