Bolsa de valores – O que é? Como investir?

Bolsa de valores – O que é? Como investir?

179
6
SHARE

Quem tem contato com os jornais de economia com certeza já ouviu falar desta tal de BM&FBovespa.

Mas afinal, o que é uma Bolsa de Valores? Para que ela serve? O que são ações?

Para explicar como a bolsa de valores oficial do Brasil, a Bovespa, se tornou uma das maiores bolsas do mundo no quesito valor de mercado, vamos ao artigo abaixo.

Bolsa de Valores – Uma história.

A Bovespa tem seu início datado em 23 de agosto de 1890, quando nesta data um grupo de agentes de negócios, tendo Emílio Rangel Pestana como líder, fundaram a Bolsa Livre, o comecinho da história da Bovespa.

A Bolsa Livre não durou muito e assim quatorze meses depois de sua fundação ela já deixou de existir. Mas depois de quatro anos uma nova tentativa de se instaurar uma bolsa de negociações no Brasil deu origem a Bolsa de Fundos públicos de São Paulo, uma bolsa da qual o governo tinha total controle sobre seus corretores.

Muitos anos depois, em 1917, foi fundada a Bolsa de Mercadorias (BM) que tinha o objetivo de regular e proteger quem comprava e vendia produtos agrícolas em São Paulo.

Após muitos anos de operação as bolsas alcançaram um tamanho imenso de negociações, o que levou as bolsas se desvincularem do governo se tornando independentes e tendo autonomia administrativa.

Foi quando em 1967 que a bolsa de São Paulo recebeu o nome pela qual a conhecemos hoje, BOVESPA, e em 1968 foi lançado o índice que baliza as principais ações presentes na bolsa, o IBOVESPA.

Já a BM&F Bovespa nasceu da junção da Bolsa de Mercadorias e da Bolsa de Valores em 2008 dando espaço para a criação de diversos novos segmentos, como o índice de café, de ouro, de dólar.

E o que é uma ação?

Uma ação é a menor parte de um capital social de uma empresa, ou seja, quando uma empresa abre seu capital (IPO) ela divide em partes iguais seu investimento inicial e seus sócios (aqueles que compram suas ações) se tornam um dos “donos” da empresa respondendo a todos as obrigações e possuindo todos os direitos que qualquer outro sócio (proporcionalmente, é claro).

Elas podem ser divididas em dois tipos principais:

Ordinária AÇÃO3: Recebem o código 3 após o nome e dão direito a um voto por ação quando há assembleias.

Preferencial AÇÃO4: Recebem o código 4 após o nome. Estas não dão direito a voto, porém quando há a distribuição de dividendos as ações preferenciais tem, como o nome indica, preferência no recebimento destes valores.

Estas ações, ou papéis, são negociadas diariamente na BOVESPA e compõem diversos índices que reúnem as ações levando em conta características em comum como índices de ações de consumo, de ações de indústria, das ações de commodities e etc.

IPO, abertura de capital

Quando uma empresa está crescendo ela precisa expandir suas operações para dar conta dos novos clientes que querem comprar com ela. Para isso ela precisa de capital, ou seja, de dinheiro para poder financiar sua expansão.

Mas o que acontece quando a empresa não possui este valor em caixa disponível para o investimento? Bem, ela pode conseguir dinheiro emprestado para assim dar início aos seus projetos. Existem diversos meios de se conseguir dinheiro de terceiros, e um dos mais famosos para as empresas é o IPO.

Da sigla em inglês Initial Public Offering (oferta pública inicial) o termo IPO significa uma empresa abrir seu capital em bolsa de valores para a entrada de novos sócios.

Para uma empresa passar pela oferta de ações no mercado ela deve cumprir diversas etapas, como a contratação de uma entidade para assessorar a transformação da empresa de capital fechado em capital aberto.

[IMAGEM E – IPO]

Nós temos aqui no site um material completo demonstrando como se dá o passo a passo de um processo de IPO. Para acessar, basta clicar nos links abaixo:

Agora que você já sabe como funciona a bolsa de valores está na hora de começar a investir!

Não deixe de acompanhar nossa sessão especial sobre investimentos e aprenda a cuidar do seu dinheiro!

Se gostou não deixe de compartilhar com os amigos!

Até a próxima!

SHARE
Previous articleEscola Austríaca - a economia do liberalismo.
Next articleMercantilismo - O que é, Definição.

Graduado em Ciências Contábeis, possui MBA em Investment Banking e está agora iniciando seu mestrado em economia. Atualmente trabalha no mercado financeiro e escreve os blogs com o objetivo de ajudar as pessoas a conhecerem um pouco mais acerca do mundo econômico, contábil e administrativo e sobre tudo o que isto implica.

6 COMMENTS

Deixe uma resposta