Reunião COPOM – Juros, Inflação e Selic.

Reunião COPOM – Juros, Inflação e Selic.

93
14
SHARE

Igual a todas as empresas, um país também possui diversos “setores” que são responsáveis pelas mais diversas áreas como saúde, economia, educação e etc.. Sem estas divisões os poderes ficariam centralizados e muito difíceis de gerir, uma vez que todas as decisões seriam tomadas por apenas um grupo de pessoas.

Na parte econômica do país existem diversos grupos de pessoas que são os responsáveis, por exemplo, pelo câmbio, dívidas do Estado, orçamentos e gastos dentre outras funções. Um dos grupos mais famosos que existem no governo é o Copom, o Comitê de Política Monetária que é o comitê responsável pela fixação da taxa Selic  e consequentemente o cumprimento da meta de inflação do país.

Mas, o que é esta meta e como ele a controla?

Primeiramente temos que entender que a inflação que existe no país é calculada anualmente e o governo estipula no começo de cada ano uma meta na qual deseja manter sua inflação. O governo também estipula qual será o seu teto e seu piso tendo assim uma base para trabalhar ao longo do ano inteiro para tentar manter a inflação no patamar desejado. Bom, entendido o objetivo do Copom, vamos ao modo que ele tenta controlar a inflação.

BANDAS DE INFLAÇÃO

O Copom se utiliza da taxa Selic para controlar a inflação na meta do governo, ou seja, ele aumenta ou diminui a taxa básica de juros (Selic) para dar fôlego ou segurar a economia.

Por exemplo, a economia anda bem e a inflação está em um patamar aceitável pelo governo, sendo assim não há porque mexer na taxa Selic, pois a inflação está controlada. De repente em determinada época do ano os preços sobem num patamar que faz a inflação fugir do centro da meta do governo, então o governo aumenta a taxa Selic assim dificultando o crédito às pessoas, pois os juros cobrados nos empréstimos se tornarão mais caros.

Uma vez que as lojas não conseguem vender seus produtos, pois o crédito se tornou caro aos clientes, seus estoques tendem a crescer e as lojas reduzem seus preços para poder vender mais, assim reduz se a inflação e ela volta a ficar no centro da meta.

Mas por que o crédito se torna caro?

Bem, entenda assim: a Selic é a taxa básica da economia porque quando um banco empresta dinheiro para o outro é cobrada esta taxa. Neste empréstimo, como garantia, são dados títulos públicos tornando a operação mais segura. Então se emprestar de forma segura me dá a taxa Selic de rendimento, por que eu iria me arriscar mais emprestando para o seu José que eu nem conheço?

Para compensar o risco de emprestar para terceiros, o banco cobra uma taxa mais alta do que a Selic, para assim ter um spread (lucro) maior. Se a Selic cai, todas as outras taxas também caem, e se sobe as taxas também sobem. Entendeu?

Reuniões

O Copom se reúne em reuniões a cada 45 dias para se decidir sobre a Selic com estas reuniões durando dois dias e participam delas o presidente do Banco Central mais oito diretores da Diretoria Colegiada do Banco Central.

Agora que você conhece o regente da orquestra fique atento aos seus movimentos para saber o custo dos produtos e como anda a inflação!

Se gostou não deixe de compartilhar com os amigos!

Até a próxima!

SHARE
Previous articleSpread Bancário - O que é e como calcular?
Next articleTaxa Selic - O que é? Como Calcular?
Graduado em Ciências Contábeis, possui MBA em Investment Banking e está agora iniciando seu mestrado em economia. Atualmente trabalha no mercado financeiro e escreve os blogs com o objetivo de ajudar as pessoas a conhecerem um pouco mais acerca do mundo econômico, contábil e administrativo e sobre tudo o que isto implica.

14 COMMENTS

  1. Amigo, no passado eu diria que suas afirmações sobre manipular SELIC para conter inflação estariam corretas, porém atualmente não está bem assim! O governo quer baixar a SELIC, quer reduzir o custo brasil, a inflação já está aumentando mais que o ritmo da SELIC, e o governo tem tomado outras medidas, mais apropriadas, para conter a inflação.

    • Obrigado Ícaro pela comentário. Concordo com você, o governo tem tomado outras medidas para o controle da inflação, porém como um artigo informativo o que foi descrito é a área de abrangência do COPOM e seus resultados quando assim atua.
      Continue acompanhando o blog e nos ajude a melhorar nosso conteúdo compartilhando informações.

  2. […] Copom:  é o Comitê de Política Monetária que é o comitê responsável pelo cumprimento da meta de inflação do país. O Copom se utiliza da taxa Selic para controlar a inflação na meta do governo, ou seja, ele aumenta ou diminui a taxa básica de juros (selic) para dar fôlego ou segurar a economia. […]

  3. […] Copom:  é o Comitê de Política Monetária que é o comitê responsável pelo cumprimento da meta de inflação do país. O Copom se utiliza da taxa Selic para controlar a inflação na meta do governo, ou seja, ele aumenta ou diminui a taxa básica de juros (selic) para dar fôlego ou segurar a economia. […]

Deixe uma resposta