ANÁLISE GRÁFICA DE AÇÕES

Tempo de leitura: 5 minutos

Hoje voltamos ao tema investimentos, mais especificamente sobre análise gráfica de ações, um tema que todos ficam felizes em ler!

Eu particularmente gosto de falar sobre investimentos uma vez que acredito que todo brasileiro deveria desenvolver o hábito de poupar e investir para garantir uma vida mais tranquila.

Em nosso último artigo sobre investimentos falamos sobre a como montar uma carteira (clique aqui para ler), e como focar mais no médio e longo prazo, além de se basear na leitura da situação da empresa, como indicadores econômicos, balanço patrimonial, o cenário macro que a empresa atua e etc..

Hoje em nosso artigo vamos falar da análise grafista, uma análise focada na leitura dos gráficos das cotações da empresa. Vamos ao conteúdo?

Gráficos, o que eles nos dizem?

A análise gráfica de ações, ou como muitos chama: a análise grafista, como dito acima, foca na leitura dos gráficos das cotações das empresas, a qual consiste em analisar o histórico de variação do preço das ações com figuras gráficas e linhas de tendência.

A análise grafista pode demonstrar, por exemplo, qual é o movimento de massa que o mercado está realizando podendo mapear o movimento de compra e venda das ações e tentar replicá-los em movimentos futuros.

A força da análise gráfica vem da crença de que por mais informações que um analista ou investidor possua, tais como clima, fatores políticos, crescimento econômico, dados de oferta e demanda dentre outros, é impossível aplicar todos ao mesmo tempo em uma análise fundamentalista, dando uma resposta de compra ou venda de determinado ativo.

Além disso, leva-se em conta que cada analista tem uma posição pessoal, ou seja, mesmos dados podem ser interpretados de maneiras diferentes.

Então qual o diferencial da análise grafista?

O trunfo da escola grafista está em observar através de técnicas de análise como diferentes agentes econômicos (investidores, instituições financeiras, fundos de investimentos) se comportam em relação às informações disponíveis no mercado.

Muitos dos investidores que se utilizam desta técnica são conhecidos como traders (especuladores profissionais), os quais se utilizam da técnica grafista para reconhecer movimentos sistêmicos nos quais eles podem comprar e vender ações em questões de minutos para realizar o lucro.

Mas ai fica a dúvida de muitos investidores iniciais:

“É possível prever um movimento na cotação das ações só olhando para os gráficos?”.

Segundo os grafistas, sim!

Os que seguem a escola técnica acreditam que as cotações (preços) das ações não se movimentam de forma randômica, mas sim em padrões repetitivos e previsíveis de tempos em tempos, permitindo ao trader se aproveitar destes movimentos, entrando na baixa e saindo na alta.

Estes movimentos estão muito mais ligados a fatores psicológicos, os quais guiam a massa de investidores e os tornam sensíveis a determinados padrões, sendo possível mapeá-los, segundo a filosofia grafista.

Esta filosofia é fixada em três grandes pilares:

1º: Os movimentos de mercado se repetem.

2º: Os preços se movem em tendência e estas são persistentes.

3º: Tudo se reflete no preço de mercado.

Os defensores da análise gráfica de ações acreditam que os preços das ações se movem conforme a oferta x demanda que os investidores imprimem nas ações.

Baseado nesta premissa é dito que a oferta e demanda de uma ação cria uma tendência repetitiva como, por exemplo:

“Uma ação qualquer é pouco negociada na bolsa de valores e seu preço (por não haver demanda) está relativamente baixo. Quando se inicia um movimento de compra, o movimento da massa gera uma demanda nesta ação que por ter uma oferta limitada faz seu preço se elevar”

Baseado nesta tendência de movimento de compra e venda é que os grafistas conseguem enxergar padrões de repetição, e assim lucrar com estes padrões quando os traders antecipam o movimento de compra e venda e conseguem faturar em cima.

Abaixo, separamos os principais movimentos, indicadores e pontos teóricos que a escola grafista nos ensina.

Ao longo das próximas semanas, vamos publicá-los separadamente para que fique mais claro como cada um deles funciona e sua utilidade!

Para verificar sua explicação e demonstração prática, clique em cada um deles que um novo artigo será aberto com suas informações respectivas!

Indicadores Grafistas

a) Gráficos: clique aqui

b) Suportes e resistências:clique aqui

c) Volume: clique aqui

d) Gaps: clique aqui

e) Indicadores: 

f) Tendência de Dow:

g) Bandas de Bollinger:

h) IFR:

i) Médias móveis:

j) MACD:

k) Combinando os indicadores:

(Conforme os artigos forem saindo, vamos anexando seus links nos itens acima).

Ficou interessado? Então não deixe de acompanhar a nossa série especial sobre a Análise Gráfica de Ações.

Aproveite também e visite nossa loja clicando aqui. Lá você encontra e-books e livros sobre o tema e ainda um monte de outras coisas!

E se gostou, não deixe de compartilhar nosso artigo!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.